Incêndio de grandes proporções destrói casa em Cachoeira do Arari

Moradores combatem fogo com baldes de água enquanto chamas ameaçam outras residências de madeira na periferia da cidade
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma casa de madeira no bairro do Choque, periferia de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, na tarde deste sábado (21). O fogo começou por volta das 13h e assustou moradores que, sem o auxílio de um Corpo de Bombeiros, conseguiram conter as chamas utilizando baldes de água. A altura das labaredas, intensificadas pela secura do ar, pôde ser vista de outros bairros da cidade e colocou em risco várias outras residências de madeira.

De acordo com relatos de populares, o incêndio foi provocado por um curto-circuito em um ventilador, que rapidamente tomou conta da casa devido à sua estrutura de madeira. Apesar da destruição, ninguém se feriu. O município de Cachoeira do Arari, que não possui Corpo de Bombeiros, enfrenta um cenário de vulnerabilidade diante das altas temperaturas e da falta de infraestrutura para lidar com emergências como essa.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que, somente em setembro, o município já registrou 22 focos de incêndio florestais, refletindo também a presença do fogo nos campos da região. 

]
O incidente reforça a necessidade de que as cidades do Marajó adotem planos de enfrentamento à calamidade climática, com foco no aumento das temperaturas e nas condições secas que agravam o risco de incêndios, principalmente nas áreas mais pobres.



Postar um comentário

0 Comentários